O JULGAMENTO FINAL DAS NACÕES NO JUIZO FINAL

No Julgamento do GRANDE TRONO BRANCO.

Enfim, todos esses povo serão julgados e condenados. Neste julgamento estarão toda nação humano desde as primícias, começando com a nação iniciada por Eva e Adão, e se estendendo por todos os séculos, tendo aqui o seu final pela última batalha. Deus vence e coloca todos para o último julgamento. Entendemos que este julgamento não concerne a indivíduos em particular, mas as nações em geral assim como foi dito por Deus através do profeta.


“E vos levarei ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo convosco face a face, como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim estarei em juízo convosco, diz o Senhor JEOVÁ. Ezequiel 20:35-36'; Portanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o mortos. Atos 17:3”.

Este julgamento é descrito por Jesus, dizendo:

“E quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se assentará no seu trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará as pessoas uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons a sua direita e os outros, á esquerda. Depois ele dirá aos que estiverem á sua esquerda Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno. Mateus 25:31-34”; “Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios. Porque o maligno não terá galardão algum, e a lâmpada dos ímpios se apagará. Provérbios 24:19-20”; 

Por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás: que diante de mim se dobrarão todos os joelhos, e por mim jurará toda língua. De mim se dirá: Deveras no SENHOR há justiça e força; até eles virão, mas serão envergonhados todos os que se irritarem contra ele. Mas no SENHOR será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel. Isaias 45.23-25; Porque está escrita: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14.11-12.


Em casos específicos, seria impossível a nação em sua totalidade comparecer perante o trono de Cristo, a não ser na forma descrita, representada em cada item dos julgamentos, porém todos serão apresentados diante do trono. O propósito é determinar quem entrará no reino de Deus.(Teóloga Evany Santos).