ESCATOLOGIA NA ORIGEM PROFÉTICA
A profecia escatológica segundo a bíblia, iniciou em Gênesis 2:15-17; 3:15. Quando Deus criou o homem, e Deus profetizou dizendo no dia em que o ele comesse da árvore da ciência do bem e do mal certamente morrerás; depois da queda, no castigo entre a mulher e a serpente colocou inimizade entre elas, e que na semente da mulher nasceria o messias e ele seria ferido no calcanhar na cruz, e ele ferirá na cabeça do mal na ressurreição. Deus aqui profetizou a salvação pelo sangue de Cristo na sua sabedoria escatológica.
Escatologia, é uma palavra vindo do grego antigo εσχατος, (éskhatos, -ê,-on, último + logia), que significa “extremo” ou último, que agregado ao sufixo – logia, que define em estudo, (Priberam Dicionário).
Escatologia é uma parte da teologia e filosofia que trata do futuro ou dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo.
No âmbito religioso, a escatologia é considerada uma doutrina que estuda as profecias bíblicas que nos revela as coisas que acontecerão antes e depois do Juiz final para chegar no paraíso com vida eterna, tendo como verdade a ideia da morte e ressurreição. Neste sentido de forma ampla, escatologia relaciona-se com conceitos, tais como: Messias ou Era Messiânica, pós-vida, para salvação da alma, ou condenação no lago de fogo, incluindo o livro das revelações o “Apocalipse”.
APOCALIPSE TUDO QUE AINDA VAI SE CUMPRIR
A palavra apocalipse vindo do grego, αποκάλυψις, apokálypsis, significa “revelação”, formada por “apo”, tirado de, e "kalumna", véu. Um “apocalipse”, na mesma terminologia do judaísmo e do cristianismo, é a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas a um profeta escolhido por Deus que significa o oculto, às escondidas. (todas as coisas já revelados e acontecido, deixa de ser apocalipse: sendo bom ou ruim porque deixa de ser do oculto).
Porque o Apocalipse significa o (Ocultismo) Algo ainda a ser revelado ou realizado,
entretanto é ai que entra a escatologia nas Profecias Bíblicas para nos revelar os registro nos ocultos emApocalipse para nos levar ao conhecimento das leis de Deus para os humanos, o conhecimento é para nos livrar do mal há vir no final dos tempos.
O livro de Apocalipse é o último livro do Novo Testamento, escrito pelo apóstolo João, também conhecido como João de Patmos; (Patmos foi lá na ilha onde Deus escolheu para revelar as profecias escatológicas e assim João escreveu o livro de apocalipse). O livro do apocalipse nos relata os acontecimentos, uns já acontecidos, e o que está acontecendo e também o que ainda acontecerão até concluir no fim dos tempos, e a bíblia está cheio de simbolismo de profecias.
A palavra “profeta” vem também do grego “prophetes”, e significa falar antes do acontecimento.
Profecia, ensinamento preconização de profeta. Predição do futuro; vaticínio.
Provavelmente devido a denominação antiga pela qual se chamava os profetas de “vidente”.
Segundo a bíblia: “Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, outrora se chamava vidente. I Samuel 9:9); mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. I Coríntios 14:3; Pois a Profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens, santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. II Pedro 1:21’’;
“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro. Aquele que testificar estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Apocalipse 22:18-20”.
Fonte de pesquisa: (Priberam Dicionário; Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre; Dicionário Luft; Bíblia de estudo Pentecostal).
E na bíblia nova Jerusalém.
Att.
Teóloga Maria Evany