Anjos são uma parte essencial da Bíblia.



 Os anjos são mensageiros, servindo como intermediários entre Deus e seu povo. Provavelmente pensamos que os anjos são muito comuns na Bíblia e que pelo menos uma dúzia deles é mencionada. Mas na verdade, a Bíblia Hebraica só cita o nome de dois anjos. Você sabe quais são?

Anjos citados na Bíblia


Surpreendentemente, a Bíblia Hebraica só cita o nome de dois anjos. Os anjos Michael e Gabriel. Esses nomes têm significados interessantes em Hebraico. Michael (מִיכָאֵל) significa "Que é como Deus" e Gabriel (גַּבְרִיאֵל) significa "Deus é a minha força". O livro que menciona esses anjos é o Livro de Daniel (דָּנִיֵּאל) que significa "Deus é meu juiz". O que esses nomes, assim como centenas de nomes bíblicos, têm em comum?

Nomes Hebraicos e Deus

Todos esses nomes terminam com "El". O nome El é um dos títulos mais importantes de Deus (אל) em Hebraico. Esse é exatamente o mesmo nome que Jesus usa para chamar o seu santo pai antes de abandonar seu espírito na cruz: "E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: "Eli, Eli, lamá sabachtâni"; isto é, "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46). 

Entendendo a palavra da Bíblia

Essas palavras inesquecíveis - Eli Eli lamá sabachtâni - são tão significantes que até a nossa moderna tradução da Bíblia deixa esse trecho original sem tradução. Quando você sabe ler a Bíblia em Hebraico, pode fazer conexões que seriam impossíveis apenas com a tradução.
 Por Jonathan Lipnick