Aonde fica Armagedom
De acordo com o Livro do: “Apocalipse 16:13-16 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sairem três espíritos imundos semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo mundo para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso”que acontecerá em um Armagedom”. Embora “Armagedom”seja uma palavra em grego, anteriormente formava, na verdade, uma frase hebraica: “Har Meguido”. Har (הר) em hebraico é montanha, esta frase significa: “Montanha de Meguido”. Ela era uma colina artificial (ainda hoje existente), onde a cavalaria setentrional de Salomão costumava proteger as fronteiras de seu reino. Cafarnaum.
Armagedom é apenas um exemplo de transliteração que ocorreu no mundo grego-romano. “Cafarnaum”, por exemplo, é mencionado nos quatro evangelhos como o nome do lugar onde Jesus realizou muito do seu ministério terrenal. Por muitos séculos, antes de ser transliterado em grego, este lugar era simplesmente "Kfar Nahum", que significa “Aldeia de Nahum” em hebraico.
Cafarnaum é, para nós,melhores referências históricas, geográficas e bíblicas, emCaná da Galiléia, tem-se de Cafarnaum,um lugar interessante pelo fato de ter sido residência de Jesus Cristo e dos seus Apóstolos.
“Jesus retirou-se para a Galiléia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galiléia, no território de Zabulon e de Neftali, para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías…Mateus 4:12b-14”;“Segunda vez foi Jesus a caná da galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um oficial do rei, cujofilho estava enfermo em Cafarmaum. João 4:46”.
Cafarnaum era a sua própria cidade (Mateus 9:1). Era quando voltava para ali que se dizia estar Jesus na sua casa (Marcos 2:1). Foi aqui que se deu a chamada de Mateus (Mt 9:9).Com determinados estudos afirma-se com segurança, que, na atualidade, a Cafarnaum galileia é Tell Hum, cujas coordenadas geográficas são: latitude: 32° 52' 52" Norte, e longitude: 35° 34' 30" Oeste.
Veja em: “Zacarias 12.3,9 E acontecerá para todos os povos; todos os que carregarem com ele certamente serão despedaçados, ajuntar-se-ão contra ele todos as nações da terra; E acontecerá naqueles dias, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; Zacarias 14:3. (E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha”.
Esta será uma luta diferente de todas já existentes, será uma batalha de Deus juntos com os seus anjos guerreiros, contra Satanás pelo domínio da Terra, mediante a vitória Cristo governar o Milênio. Pois à ação divina distribuidora e sobrenatural há repentina aparição de Jesus em Jerusalém, causarão completo destroço nesses exércitos, tanto os atacantes, sobre Jerusalém como o grosso das tropas e seus materiais de guerras concentrados em Armagedom.
Quem não se recorda da guerra dos Seis Dias, em 1967 entre o mundo árabe e Israel, os resultados desastrosos para os árabes. Quanto ao morticínio em Armagedom, ver a expressão aterradora. Desta vez, o morticínio será incalculável. Fato idêntico Deus já operou em favor dos judeus, como no tempo de rei Ezequias, quando o anjo do Senhor eliminou 185.000 inimigos assírios num instante.
“II Reis 19:35 naquela noite o Anjo do Senhor foi até o acampamento dos assírios e matou cento e oitenta e cinco mil soldados. De manhã, os que sobraram viram os corpos dos mortos”; Josué 10:11, 13a. E sucedeu que, fugindo-os diante de Israel à descida de Bete-Horom, o SENHOR lançou sobre eles, do céu grandes pedras até que morreram e foram muitos mais que os filhos de Israel mataram à espada. Josué orou. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo de Deus se vigou de seus inimigos...”; Zacarias.14:16 que diz: depois disso, todos os que sobraram das nações que lutarem contra Jerusalém irão uma vez por ano atê-la a fim de adorar ao Senhor todo poderoso como o rei para comemorar a festa dos barracos. E ali a bruxa do deserto encontrará um lugar para descansar. Ali as corujas farão os seus ninhos, porão ovos”.
Entre 600 e 300 a.C. escribas judeus em Jerusalém registraram as histórias antigas de seu povo, para que fossem passadas de geração em geração. Promessa bíblica que eu estou continuando explanando para o conhecimento da nação atual. Ao nosso entendimento, é totalmente absurda a ideia de que alguém se atreva a lutar literalmente contra Deus, como se Ele fosse como um de nós, e como se Ele pudesse ser alcançado ou atingido pelasarmas dos homens. entretanto nesse tempo de apostasia total, os homens estarão tão enganados espiritual pelo diabo que cometerão a loucura ao ponto de concentrarem suas forças em Israel para destruir esse povo e lutar contra o próprio Deus o criador e supremo sobre tudo e todos as coisas.
Mesmo assim muitos, tem uma compreensão totalmente errada sobre a batalha da Armagedom. Não importa se os demais que crêem de modo diferente, achando que tal batalha será apenas em conflito entre o bem e o mal, sem qualquer realidade literal. Já outros vão para os outros extremos materializando as ideias. Isso é literatura somente sem a fé e sem a realidade e ao peso da palavra de Deus, que é a nossa base como testemunha. Eu não vejo porque duvidar da batalha seguinte, e sim, vejo motivos para crê, porque assim como já houve outras batalhas sobrenaturais, com certeza ainda haverá outras, principalmente nesta que será a mais importância, porque é nesta batalha que acontecerá a transformação do mundo para a vinda de Jesus com o reino divino de Deus.
Att. Teóloga Evany Santos